Book Review, Uncategorized

Filosofia Felina – Book review

Hoje trago a primeira Book Review da Marisa!! Yaaay

Esse ano decidi que queria voltar ao meu velho e querido hobby de leitura e criei um desafio com o Kayo de ler 12 livros durante o ano. Vamos chegar no review, mas antes disso vamos a um breve resumo da Marisa e a leitura:

Em criança eu odiava ler, e era um sacrifício porque os meus pais me obrigavam… e ficavam comprando aqueles livros bestas, tipo Uma Aventura (era uma serie super popular nos anos 90 em Portugal), que estavam na moda mas que eu nunca gostei. No máximo lia banda desenhada, tipo Turma da Monica, Disney e WITCH! (Amava WITCH! Pena que deixou de ser publicada aqui 🥲)

Mas na adolescência aquilo deu um click e eu finalmente descobri o meu amor pelos livros, quando durante um dia de verão em casa da minha avó, encontrei uma edição ilustrada, linda e super antiga do “Os 3 Mosqueteiros” e comecei a ler.

Velhinho porém delicioso (e a leitora também)

A partir daí começou a minha ruína, e todo o dinheiro que sobrava eu gastava em livros. Comecei a me interessar muito por uma escritora espanhola chamada Isabel Allende e li quase todos os livros dela. Os meus pais na época assinavam o “Circulo de Leitores”, que era um serviço de subscrição de livros em que você comprava por catálogo a um preço mais acessível, e os livros eram entregues em casa. Estamos falando do começo dos anos 2000 tá? As compras online ainda não existiam e isso era quase bruxaria hahaha.

Infelizmente de há uns anos para cá a minha paixão por leitura foi-se perdendo, e no ano passado li muito pouco, daí ter decidido me juntar ao Kayo nesse desafio!

Agora sim:

Mas bem, o post é uma review de um livro então vamos começar. Filosofia Felina, de John Gray foi presente de amigo secreto do trabalho, e no dia fiquei super empolgada, porque era sobre gatos né! Mas assim que comecei a ler percebi que pouco de gatos falava.

Quando recebi o livro achei que ia ser super divertido, leve e nada demasiado sério. Pensei que falaria sobre como os gatos vivem e se comportam e como devíamos adotar mais dos seus comportamentos e da sua “filosofia” para a nossa vida. Mas no final o livro é apenas uma reflexão por parte do autor – na minha opinião, exaustiva – sobre a vida, o sentido dela e a morte. Tem algumas partes divertidas, historias sobre gatos de filósofos famosos, de literatura e outros, e sim fala sobre alguns dos comportamentos felinos, mas não é de todo o livro que esperava. Talvez daqui a uns anos volte a pegar para reler e pense de outra forma, mas neste momento posso dizer que não gostei.

Chega a ser confuso tanta menção a tantas pessoas se você não conhece tanto da área da filosofia. Senti que o livro foi escrito exclusivamente para pessoas que sabem muito sobre isto e já leram vários autores, e não para o publico em geral ou para uma simples garota como eu, que só queria umas histórias engraçadas sobre gatos. John Gray terminou por me dizer através desta complexidade que eu não estou à altura da sua obra, o que me entristece. Esperava que pelo menos o livro falasse mais sobre como a vida dos gatos é e o jeito que eles encaram o mundo, com alguma receita de bolo que transformasse isto num segredo manjado para uma vida feliz!

Quer dizer, eles dormem cerca de 15 horas por dia. Quando não estão dormindo fazem o quê? Brincam, comem, recebem carinho dos escravos humanos, e se forem gatinhos de rua ou com acesso a um belo quintal, aproveitam o seu dia para passear ao sol e quem sabe caçar uns bichinhos aqui e ali. Ou pegar umas gatinhas no telhado vizinho *wink wink*. Com certeza vivem uma vida muito boa!

Na minha opinião o livro tem algumas coisas interessantes, mas se perguntarem se eu lembro de tudo o que li, a resposta vai ser “menos de metade”. Achei interessantes as histórias com gatos e tirei indicações de outros livros que quero ler no futuro, mas pouco mais. Honestamente acho que para o leitor comum não é algo atractivo… pelo menos é a minha opinião. No final não entendi bem o objetivo do livro nem mesmo a comparação com os gatos.

Portanto, se o visse numa livraria não o comprava. Pelo menos não depois de dar uma lida e perceber que não era exactamente sobre gatos que falava.

No final a minha nota para o livro é um 2.

Agora vou partir para o próximo! E voltarei em breve com o próximo review 🩵 Beijoooos ~

Marisa

Deixe um comentário