A pensar alto

Preciso me manter mais saudável!

Oie meus pãezinhos de queijo quentinhos, turu bom? Tiveram saudades minhas? Aposto que não… já desistiram de mim por essa altura T__T Brincadeira, haha!

Espero que esteja tudo bem com vocês. Hoje venho falar-vos um pouco sobre como descobri que sou uma velha de 80 anos presa num corpo de 29.

Desde há um 2 meses que tenho umas dores nas costas insuportáveis e depois de muitos exames, massagens e “porrada” no osteopata descobri que tenho 2 hérnias de disco na coluna, yaaay! De momento estou apenas fazendo fisioterapia, tentando fortalecer a zona da lombar para ajudar com as dores enquanto espero pela consulta de neurologia/ortopedia para saber se vou ou não fazer cirurgia. Com este problema deixei, novamente, de fazer exercício porque tudo o que tentava me machucava, antes de aprender como fazer direito.

Não tenho a certeza se já escrevi sobre isto aqui mas eu tenho um grave problema com treinar regularmente e me manter “fit”: para ser honesta eu não gosto de fazer exercício. Sou preguiçosa! Mas com o tempo sem fazer alguma coisa acabo me sentido mal, porque começo a engordar, perco autoestima, minha ansiedade piora e vêm os problemas mais físicos como essas dores nas costas e outras coisas que já senti antes. Tudo isso leva a um novo problema de não querer fazer porque dói isso ou aquilo ou porque minha autoestima está baixa e a ansiedade pior… aí acabo me desleixando e passo as minhas folgas em frente a TV assistindo série. Um loop infinito!

Outra coisa que eu percebi depois de várias vezes em que recomecei a me exercitar e parava depois de um tempo é que eu sempre estabeleço uma meta. Por exemplo: “vou perder peso para o casamento” ou “vou perder peso para o casamento da minha amiga ou para vestir aquele bikini no verão e me sentir bem” mas essas metas têm um fim e portanto quando esse fim chega a minha motivação baixa e volto a não fazer nada.

Desde que percebi isso, com muita ajuda do Kayo, a quem eu agradeço todos os dias por não desistir de mim e continuar me enchendo o saco para fazer coisas e não desistir, decidi que não vou estabelecer uma meta “finita” mas sim uma meta mais geral que me permita não desistir quando chegar lá, ou pelo menos espero!

Portanto, botei na cabeça que preciso treinar e perder uns quilinhos não só porque isso vai me fazer sentir melhor comigo mesma mas porque vai ajudar com a minha saúde mental e física. Não vou só perder peso para poder usar o bikini no verão ou aquele shortinho, mas sim para poder fazer uma caminhada longa e não ter de parar a meio porque não tenho resistência, e para não sentir todos os dias esta dor insuportável na coluna e conseguir estar 2h ou mais fazendo live sem doer! Ou para não acordar com crises de ansiedade e ter a cabeça sempre ocupada com mil pensamentos. O exercício físico me ajuda imenso com isso e nem precisa ser algo muito intenso: Basta uma caminhada ou uma partida de ring fit todos os dias que dá para notar a diferença!

Ah e claro que tudo isto também é aliado a uma alimentação mais saudável. Durante uns meses eu andava comendo chocolate todos os dias, mas tipo chegava a comer uma barra de chocolate de leite num dia só! E apesar de dar por mim a pensar “nossa como eu comi isso tudo num dia? Preciso me controlar.” no dia seguinte acontecia o mesmo. E deixei também de tomar café, outra coisa que eu sabia há muito tempo que me fazia mal, e já tinha parado antes, mas voltei como se tivesse amnésia seletiva. Claro que depois de uns meses tomando todos os dias, 2 chávenas por dia os mesmos problemas voltaram. Como eu tenho uma colite ulcerosa, o café (não a cafeína) me faz mal: fico super inchada e cheia de gases porque o meu intestino inflama. Para vocês terem noção de como eu estava inchada, no metrô acharam que eu estava grávida e tentaram me dar o lugar. Nesse dia foi a gota d’água. Dei a minha chávena de café e as ultimas cápsulas para a máquina do trabalho a um colega e parei! Desde aí parece que perdi 5kg haha.

Kid Crying GIFs - Get the best GIF on GIPHY

Espero que este post inspire alguém nessa mesma situação e ajude a pegar aquela “motivação” para se manter saudável! Não quero ser aquela pessoa que diz que só pessoas magras e top model são bonitas e estão felizes, mas eu quero te inspirar a ser saudável – e não necessariamente “fit”. Como eu disse, faça exercício para estar saudável, física e mentalmente.

Comenta aí se você passa pelo mesmo e vamos nos ajudar! ❤

– Marisa

5 opiniões sobre “Preciso me manter mais saudável!”

  1. Eu também estou completamente podre aos 24, me identifiquei demais com o seu texto, mas eu por minha vez estou satisfeito com a minha condição física, afinal eu não espero passar dos 30.

    Gostar

  2. Deixar de tomar café, está aí uma coisa que é impossível pra mim. Eu necessito sentir o cheiro do café de manhã, para o meu cérebro conseguir entender que um novo dia começou e ele precisa funcionar.

    Gostar

    1. Sabe que tudo isso é psicológico né? Caso vc quisesse poderia viver de boas sem café, claro que ia ser um pouco difícil no começo mas com o tempo vc ia perceber que afinal o cérebro não precisa 😉

      Gostar

      1. Sim, mas eu não quero abondonar o café. Eu não bebo cerveja e nem gosto de refrigerantes, então acho que não preciso – e nem quero -abondonar o café.😂😂😂

        Liked by 1 person

Deixe um comentário